No Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy de 2018, o Brasil apresentará toda a força da sua indústria de animação, com várias iniciativas coordenadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil) e seus parceiros. A “invasão brasileira” em Annecy contará com uma maior presença de produtores e animadores brasileiros, mostras especiais de animação, uma campanha publicitária criada exclusivamente para o festival, palestras, painéis e exposições, além de shows musicais. O Brasil também será muito bem representado nas competições do festival: oito projetos brasileiros estão concorrendo, incluindo curtas, séries de TV, materiais publicitários e um longa-metragem.

Quatro projetos que promovem a exportação de produtos da indústria audiovisual e musical, através de parcerias com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil), se unirão para participar do festival de Annecy e do Mifa, o Mercado Internacional do Cinema de Animação. São eles: Brazilian Content (produção de conteúdo para TV e mídia digital), Brazilian Cinema (filmes), FilmBrazil (vídeos de publicidade) e o Brasil Music Exchange (música).

Brazilian Content

Brazilian Content é um programa de exportação de conteúdo audiovisual criado pela BRAVI (Brazil Independent Audiovisual) em 2004, em parceria com a Apex-Brasil e o Ministério da Cultura. Ele promove produções audiovisuais independentes no exterior, viabilizando parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras, com foco nas plataformas digital e de TV. Nossas metas são promover novas oportunidades de coprodução e desenvolver parcerias internacionais para produtores de conteúdo digital e para TV.

Brazilian Cinema

Este é um programa de exportação audiovisual que promove filmes e projetos brasileiros no exterior, em festivais e mercados estrangeiros, além de programas de treinamento. É operado pelo SIAESP (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo), com suporte financeiro da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil), do Ministério do Exterior, do Ministério da Cultura e da ANCINE. No primeiro trimestre de 2018, mais de 50 filmes brasileiros foram selecionados por festivais internacionais e já ganharam 8 prêmios no festival Berlinale.

FilmBrazil

Criada em 2003 pela APRO (Associação Brasileira de Produção de Obras Audiovisuais), com apoio da Apex Brasil (a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento), a FilmBrazil define as tendências para a produção de publicidade estrangeira no Brasil, representando mais de 50 empresas que, em conjunto, produzem 80% da publicidade no país. Trata-se da maior rede de publicidade na América Latina, com membros de diversas áreas, incluindo produção, interativo, e pós-produção (efeitos especiais/animação, música e sound design). Para empresas estrangeiras, a FilmBrazil é um recurso para a educação de profissionais de publicidade e para conectá-los com suas contrapartes no Brasil e orientá-los em relação ao processo de produção no Brasil.

Brasil Music Exchange

Você é uma gravadora? Uma editora? Um artista? Um agente? Um distribuidor? Um supervisor musical? A Brasil Music Exchange foi criada em 2002 pela BM&A (Brazil Music & Arts) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil) para facilitar as interações entre empresas brasileiras e estrangeiras, estabelecer parcerias e gerar oportunidades de negócios. Não importa suas necessidades ou serviços, nós oferecemos uma assessoria especializada e informações para ajudá-lo a realizar negócios na indústria brasileira de música.